Pagina Principal

Campos

Acetileno: útil e perigoso

Por: Mário Cesar -

Um dos produtos usados amplamente nas indústrias  é o gás acetileno. O uso deste gás requer amplos conhecimentos  quanto aos riscos oferecidos tanto no seu recebimento, transporte, armazenamento e utilização, quanto aos efeitos e impactos  para o meio ambiente,  para as instalações e principalmente para as  pessoas. Normalmente sabe-se apenas que é inflamável, mas  tanto o pessoal da segurança, movimentação de cargas, responsáveis por armazens, atendimento médico, equipes de controle de emergências e principalmente os operadores, precisam   conhecer os riscos e estabelecer procedimentos para gerenciar ríscos toleráveis e trabalhar com segurança.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Acetileno? 

Composição e Informações sobre os Ingredientes

Este produto é uma substância pura . As informações sobre fumos e gases produzidos durante as operações de solda e corte, na utilização normal destes produtos, serão explicados mais adiante. Os cilindros de acetileno possuem em seu interior uma material poroso, contendo na maioria deles Acetona formando uma solução com o Acetileno. Em casos especiais, o Acetileno poderá ser dissolvido em Dimetilformamida (DMF).
Nome Químico: Acetileno  Sinônimo: Etino, Narcileno

Propriedades Físico-Químicas
Fórmula: C2H2
Ponto de Ebulição, a 10 psig (68,9 kPa): - 75 oC (- 103 oF)
Ponto de Congelamento, a 10 psig (68,9 kPa): - 82,2 oC (- 116 oF)
Ponto de Fulgor (Método ou Norma): -17,8 ºC (0 ºF)
Temperatura de Auto-Ignição: 305 ºC (581 ºF) a 1 atm
Limite de Inflamabilidade no Ar, % em Volume:
Inferior: 2,5%
Superior: 100%
Pressão de Vapor a 21,1 ºC: 4378 kPa (635 psig)*
Densidade do Gás (ar = 1): 0,906 a 21,1 oC (70 oF) a 1 atm
Massa Específica: 1,1716 kg/m3 (0,07314 lb/ft3) a 0 oC (32 oF) e 1 atm
Solubilidade em Água, Vol/Vol: 1,7 a 0 oC (32 oF) e 1 atm
Percentagem de Matéria Volátil em Volume: 100

Identificação de Perigos

CUIDADO! Gás inflamável sob pressão.
Pode formar misturas explosivas com o ar.
Dispositivo de segurança na parte superior com fusão entre 98 – 104 oC (208 – 220 oF).
Não descarregue a pressões acima 103 kPa (15 psig). Pode causar vertigem e sonolência.
Equipamento autônomo de respiração pode ser necessário para equipe de salvamento.
Odor semelhante ao alho
Valor Limite de Tolerância (LTV): ACGIH recomenda um Limite de Tolerância de 0,5 mg/m3 para fumos de solda não classificados que podem ser gerados durante os processos de solda com este produto.
EFEITOS DE UMA ÚNICA SUPER EXPOSIÇÃO (AGUDA):
CONTATO COM OS OLHOS: O vapor contendo Acetona pode causar irritação. O líquido pode causar irritação e congelamento.
CONTATO COM A PELE: O vapor não apresenta nenhum efeito nocivo. O líquido (Acetona) pode causar congelamento. Em caso de contato do Acetileno dissolvido com DMF, o produto poderá ser absorvido rápidamente pela pele podendo ocasionar dermatites.
INALAÇÃO: Asfixiante. Os efeitos são devidos a falta de Oxigênio. Concentrações moderadas podem causar dor de cabeça, sonolência, vertigem, náusea, vômito, excitação, excesso de salivação e inconsciência. O vapor liberado pelo líquido pode também causar a falta de coordenação e dores abdominais. Este efeito pode ser retardado. A falta de Oxigênio pode levar a morte.
INGESTÃO: É uma maneira improvável de exposição, mas o contato com o líquido em que está dissolvido o Acetileno (Acetona/DMF) pode resultar no congelamento dos lábios e da boca. Se o líquido for ingerido, pode causar náusea e problemas de irritação das vias respiratórias.
EFEITOS DA SUPEREXPOSIÇÃO REPETIDA (CRÔNICA): Não há divulgação evidência de efeitos adversos através das informações disponíveis.
OUTROS EFEITOS DA SUPEREXPOSIÇÃO: O Acetileno é um asfixiante. A falta de Oxigênio pode levar a morte.
CARCINOGENICIDADE: Esse produto não é considerado um carcinogênico pelos órgãos NTP, OSHA e IARC.

Medidas de Primeiros Socorros

CONTATO COM OS OLHOS: Em caso de contaminação por respingo, imediatamente banhe os olhos com água corrente durante 15 minutos, no mínimo. Mantenha as pálpebras abertas e longe do globo ocular para assegurar que toda a superfície seja completamente enxaguada. Procure imediatamente um médico, de preferência um oftalmologista.
CONTATO COM A PELE: Pela exposição ao líquido, molhar com água corrente e aquecer as áreas congeladas com água morna (não exceder 41 oC). Em caso de grande exposição, remova as roupas enquanto banha com água morna. Chame um médico imediatamente
.
INALAÇÃO: Remova a vitima para local com ar fresco. Se não estiver respirando administre respiração artificial. Se houver dificuldade de respirar uma pessoa qualificada deve administrar oxigênio. Chame um médico imediatamente.
INGESTÃO: Se o líquido for ingerido, não provoque vômitos. Chame um médico.

RECOMENDAÇÕES  AO MÉDICO

Aspirar Acetona pode causar sérios danos aos pulmões pois é um irritante químico . Se grande Quantidade de material for ingerida, o conteúdo do estômago deverá ser evacuado rápidamente, de maneira a evitar a aspiração . - Por outro lado, o tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e condições clínicas. Nenhum antídoto específico é conhecido.
No caso da ingestão de DMF, uma lavagem gástrica pode ser recomendada.

Medidas de Combate a Incêndio

Meio de combate ao fogo: CUIDADO! Gás Inflamável sob pressão. Retire todo o pessoal da área de risco. Imediatamente resfrie os cilindros com jatos de água em forma de neblina uma distância segura, tomando cuidado para não extinguir as chamas. Remova as fontes de ignição se não apresentar riscos. Se as chamas forem acidentalmente extintas, re-ignições explosivas podem ocorrer. Use equipamento autônomo de respiração se necessário. Interrompa o fluxo fechando as válvulas de gás se isto não apresentar riscos, enquanto continue a resfriar com jatos de água os cilindros. Retire todos os cilindros da área de incêndio, se não houver riscos. Deixe a chama queimar completamente. Brigadas de incêndio locais devem estar cientes das características do produto.

Possibilidades incomuns de incêndio

Gás extremamente inflamável. Forma mistura explosivas com ar e agentes oxidantes. Os cilindros podem se romper devido ao calor do fogo. Não extinga as chamas devido a possibilidade de re-ignição explosiva. Vapores inflamáveis podem se propagar do vazamento. Atmosferas explosivas podem se prolongar. Antes de entrar nas áreas, especialmente as confinadas, verifique a atmosfera com um equipamento adequado (ex. Explosímetro). Nenhuma parte do cilindro deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 ºC (aproximadamente 125 ºF). Todos os cilindros são providos de um dispositivo de alívio de pressão projetado para aliviar o conteúdo quando expostos a temperaturas elevadas. Vapores podem causar explosão ou serem inflamados por lâmpadas piloto, outras chamas, cigarros, faíscas, aquecedores, equipamentos elétricos, descargas estáticas ou outras fontes de ignição em locais distantes do ponto de manuseio do produto.

Informações Ecológicas

Não é esperado nenhum efeito ecológico. Acetileno não contém nenhum material químico das Classes I ou II (destruidores da camada de ozônio). Acetileno não é considerado como poluente marítimo pelo DOT.
Considerações sobre Tratamento e Disposição
Método de disposição de resíduos: Não tente desfazer-se do resíduo ou quantidades não utilizadas.
Devolva o cilindro ao seu fornecedor.
Informações sobre Transporte
Número ONU: 1001
Nome para Embarque (Portaria 204): Acetileno dissolvido
Classe de risco: 2,1
Número de Risco: 23
Rótulo de Risco: GÁS INFLAMÁVEL
Aviso de advertência (quando requerido): GÁS INFLAMÁVEL

INFORMAÇÕES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posição vertical, em veículo com ventilação. Cilind