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Auditoria Comportamental

Por: Mário Cesar -

A prevenção de acidentes é um desafio constante para as empresas e profissionais de SMS  , tendo em vista que não há mágica na prevenção. Reduzir os riscos nos projetos através de análises preditivas, definindo lay- out apropriados, equipamentos modernos  e dotados de dispositivos de segurança, além de uma política de saúde meio ambiente e segurança, são ações importantes e fundamentais para o atingimento das metas em SMS, no entanto não garantem de forma nenhuma o tão sonhado indicador de zero acidentes.

Temos que  entender que o trabalho envolve pessoas, seres humanos, que possuem vetores de motivações ou desmotivações diferentes , sofrem influencias próprias ou de terceiros , são capazes de não entender, de se esquecerem, ou porque  simplesmente não querem fazer da forma recomendada ou sugerida. Freqüentemente somos surpreendidos por ocorrências desagradáveis onde não entendemos como  profissionais adultos, qualificados, experientes e bem informados podem cometer ou aceitar a realização de uma tarefa, com visível  condição de  insegurança e elevado potencial de risco, culminando com  acidentes graves ou fatais por negligência, imprudência ou imperícia se caracterizando como falta de comprometimento com a política de SMS.

Neste aspecto, podemos dizer que a auditoria comportamental, se bem  entendida pelo auditor,   possui importante papel na prevenção, pois contribui para o trabalhador se sinta valorizado e  parte integrante do conjunto de valores da organização e não um mero coadjuvante do processo produtivo.  Posso ainda afirmar que a auditoria mais eficaz e que também deve ser incentivada é aquela que um trabalhador motivado e consciente, é capaz de realizar em si próprio, ou seja, a auditoria realizada pela liderança, é programada e tem data e hora marcada, mas quando o trabalhador se dispõe a fazer a sua própria auditoria ele o faz durante toda a sua jornada, cobrindo todas as suas tarefas e identificando seus próprios desvios, dando um excelente exemplo para os demais colegas.

Desta forma , Visando a disseminação dos conceitos da Auditoria comportamental, como importante ferramenta de prevenção, faremos breve descrição deste assunto:

Objetivo da Auditoria Comportamental:

Exercer a liderança pelo exemplo, aproximando a liderança da empresa Supervisores, gerentes, diretores etc) com os trabalhadores mostrando   que a responsabilidade pelos acidentes é de todos e que preveni-los também.

Identificar e registrar os desvios críticos e/ou sistêmicos, tratando as não conformidades de forma a implantar  medidas mitigadoras e de controle.

Auditoria comportamental – Método de observação e interação com a força de trabalho, com foco na atitude e no comportamento das pessoas durante a realização de suas tarefas, através de uma técnica de abordagem positiva e focando na conscientização e na melhoria contínua do desempenho em SMS da força de trabalho.

Auditoria comportamental de oportunidade – Abordagem feita e anotada por um auditor, fora do período programado de auditoria comportamental, em decorrência da observação de um desvio.

Auditoria comportamental de referência – Auditoria comportamental normal feita exclusivamente pelos Profissionais de SMS, preferencialmente em duplas, cujos dados são lançados em gráficos de desvios por hora, para comparar com os dados das auditorias feitas pelos demais auditores.

Comportamento ou prática insegura – Realização de tarefas fora dos padrões e das boas práticas de SMS, por qualquer indivíduo ou grupo de pessoas da força de trabalho gerando situações de risco de acidente.

Condição insegura – Determinada situação no ambiente de trabalho, fora dos padrões ou das boas práticas de SMS que, independente da ação ou da presença física de pessoas, possa levar a acidentes ou incidentes.

Desvio – Qualquer ação ou condição, que tem potencial para conduzir, direta ou indiretamente, danos a pessoas, ao patrimônio (próprio ou de terceiros), ou impacto ao meio ambiente, que se encontra desconforme com as normas de trabalho, procedimentos, requisitos legais ou normativos, requisitos do sistema de gestão ou boas práticas.

Desvio crítico - Desvio com potencial para causar incidente com alto potencial ou acidente grave.

Desvio sistêmico – Conjunto de desvios ou de desvios similares, que ocorrem de forma repetitiva e freqüente.

Força de Trabalho – Pessoas que executam atividades  incluindo empregados próprios e prestadores de serviço .

Trabalho Seguro – Realização de tarefas dentro dos padrões e das boas práticas de SMS, por qualquer indivíduo ou grupo de pessoas da força de trabalho.

A abordagem deve ser feita somente na pessoa ou nas pessoas que estejam com comportamento de risco, evitando a presença de outras pessoas para evitar constrangimento. Devem ser feitas abordagens eventuais para elogiar as pessoas que estão fazendo o trabalho de forma segura e exemplar.

Abordagem Comportamental

É de importância fundamental que cada auditor respeite todas as normas, regras e avisos de SMS da área auditada. A educação pelo exemplo é um dos pilares do programa de auditoria comportamental. A forma de abordagem a busca da empatia como forma de interação e sinergia entre as partes deve ser estimulada.

Desvios que apresentem riscos iminentes de acidente devem ter sua atividade paralisada imediatamente, sendo que elas só poderão ser retomadas após a correção ou a tomada de ações de controle satisfatórias para o(s) desvio(s) identificado(s).

Categorias

Os desvios comportamentais serão observados e anotados em um cartão onde os desvios serão enquadrados conforme as categorias:

a) Categoria A – Reação das Pessoas
b) Categoria B – Posição das Pessoas 
c) Categoria C – EPIs
d) Categoria D – Ferramentas e Equipamentos
e) Categoria E – Procedimentos
f) Categoria F – Ordem, Limpeza e Arrumação

Abordagem para práticas seguras

Apresentar-se e falar das boas práticas observadas.

a) Conversar sobre SMS na área e na atividade do empregado.
b) Pedir sugestões de melhorias em SMS.
c) Agradecer ao empregado.
d) Registrar o fato no cartão de auditoria, em campo denominado “Reconhecimento de Trabalho Seguro”

Anotações e Registros

As anotações devem ser feitas no cartão apropriado de auditoria comportamental de preferência após o término da mesma. Caso seja preciso anotar na frente do auditado, é necessário explicar o quê está sendo feito e por quê, deixando bem claro o aspecto positivo da auditoria e a praxe de não anotar nomes de pessoas.

Indicadores do Programa

O processo de auditoria comportamental deve gerar indicadores, tanto de funcionamento do processo quanto pro-ativos de SMS, para permitir a análise crítica dos resultados e  das tendências e o planejamento e execução das ações de correção e prevenção sistêmicas. Estes indicadores deverão ser utilizados para o estabelecimento de objetivos de desempenho em SMS de forma a buscar continuamente o aprimoramento dos resultados de cada Gerência.

Indicadores de Acompanhamento:

  • Número de desvios por hora por período
  • Desvios por hora das categorias em determinado mês.
  • Desvios por hora das subcategorias por período.
  • Desvios por hora por local por período.
  • Desvios por hora por categoria por período.

Podemos lembrar também que o desvio tanto pode ser cometido pelo agente da ação de risco quanto pelo agente da omissão, ou seja; aque