ClickMacaé.com.br
ClickMacaé.com.br









» Página Inicial

» Fotos do Município

» O Município> Dados do Município> Empregos> Pontos Turísticos> A Praia> A Serra> Rios Lagoas Cachoeiras> Onde Ir> Restaurantes> Hotéis e Pousadas> Serviços> Telefones Úteis> Órgãos> Agências de Viagens> Segurança Pública> Atendimento Médico> Drogarias-Farmácias> Locação de Veículos> Aeroporto> Empresas Aéreas> Rodoviária> Táxis> Rede de Ensino

Economia e finanças do município

O estudo Potencialidades Econômicas e Competitividade das Regiões do Estado do Rio de Janeiro, de abril/maio de 1998, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, teve como objetivo mapear um conjunto de atividades com potencial para serem desenvolvidas e discutir seus fatores condicionantes de competitividade.

Os dados analisados permitem observar que, Campos dos Goytacazes desponta como um importante centro de polarização econômica em função de sua relação viária com os demais municípios da Região e da existência de tradição em um grande número de atividades agrícolas, industriais e de serviços.

Macaé funciona como um segundo centro de polarização econômica, com uma vocação de cunho mais industrial, principalmente nas atividades ligadas à exploração de petróleo.

Segundo o referido estudo, Campos dos Goytacazes, no plano do complexo agro-alimentar, apresenta vocações que englobam oito atividades agropecuárias e seis industriais, realçando a posição do município como receptor da produção da Região. No que se refere às outras indústrias, foram destacadas oito atividades, as quais incluem, entre outras, a indústria de equipamentos eletrônicos e química fina. Essas vocações apresentam-se melhor explicadas, por setor, nos itens a seguir.

Setor Primário

Campos dos Goytacazes tem a matéria-prima que permite desenvolver agroindústrias, uma vez que possui produção de abacaxi, maracujá, banana, coco, caju, acerola, melão, manga, limão, goiaba e pinha. Também tem boa produção de olerícolas, especialmente de aipim e mandioca, com potencial para desenvolver seu processamento industrial, como o empacotamento a vácuo, desidratação e fabricação de conservas.

A retomada de níveis de preço compensadores nos mercados internacionais, viabiliza o desenvolvimento da cultura cafeeira no distrito de Morro do Coco.

Campos possui tradição, bem como condições apropriadas para o cultivo da cana-de-açúcar. A recuperação da rentabilidade desta atividade dependerá, entre outros fatores, da implantação de projetos de irrigação e de mecanização que permitam aumentar substancialmente a produtividade da cana na região, e da retomada da pesquisa agronômica com o objetivo de desenvolver variedades que possam combinar alto rendimento, elevado teor de sacarose e grande resistência aos períodos de estiagem e que, permitam explorar melhor as condições de consorciação da cana com outras lavouras, inclusive com a pecuária, através do aproveitamento e enriquecimento do bagaço de cana para a alimentação animal.

Além da tradição, Campos apresenta um potencial significativo para o desenvolvimento da pesca de água salgada. A implantação do terminal pesqueiro de Barra do Furado beneficiaria as atividades também no município de Quissamã.

A pecuária extensiva de corte e de leite encontra-se bastante desenvolvida, sendo recomendável adoção de melhorias genéticas e das técnicas de manejo do rebanho, para incrementar o potencial de crescimento desta atividade.

Setor Secundário

Com modernos abatedouros e indústrias de processamento de carne, Campos demonstra seu enorme potencial no setor, inclusive para exportação

Os municípios de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e Carapebus possuem as melhores condições para o desenvolvimento da indústria sucroalcooleira, cuja rentabilidade poderá ser melhorada, não somente através do aprimoramento das técnicas do cultivo da cana, como através da reestruturação da capacidade industrial instalada, com a absorção das indústrias menos eficientes por aquelas que apresentam maior capacidade de crescimento e da interiorização de técnicas gerenciais mais aprimoradas.

Em função do elevado nível de produção pesqueira, Campos é inegável o seu potencial para a implantação de indústrias de processamento de pescado.

A fabricação semi-artesanal de doces e conservas é uma atividade tradicional e bastante desenvolvida.

Uma das suas principais potencialidades verifica-se, no processamento industrial de matérias-primas agrícolas do próprio município e daqueles limítrofes, interessante para fins de exportação. Atualmente a Fábrica Bela Joana vem exercendo com sucesso essas atividades.

O município apresenta condições locacionais favoráveis para a fabricação e engarrafamento de bebidas. Atualmente a AMBEV ali se instalou com a finalidade de explorar o mercado regional.

A indústria de cerâmica vermelha possui atualmente mais de 100 unidades produtivas em funcionamento e encontra-se bastante desenvolvida. A facilidade da extração da argila, e o abastecimento de gás são fatores que favorecem a competitividade desta indústria.

A fabricação de artefatos de ferro, aço e não ferrosos, é também uma atividade bastante desenvolvida. Esta poderá ser favorecida pela utilização local, desses artefatos e peças tão necessários na indústria extrativa de petróleo e gás, ao invés de recorrer à exportação para outros estados e municípios.

Outra tradição de Campos é a indústria de mobiliário, que é igualmente importante em Italva. Na medida em que seja desenvolvida neste último município, a incipiente silvicultura, ambos os municípios terão melhores condições para o desenvolvimento desta atividade.

O município apresenta condições locacionais e de experiência no setor metalúrgico que possibilitam a implantação de indústrias de veículos.

Quanto à indústria química que tem incontestáveis condições de desenvolvime

Política de Privacidade | Privacy policy | Publicidade | ContatoDesenvolvido pela SYS Computing