Guia Cidade

Jurubatiba


Histórico
O Parque Nacional de Jurubatiba é uma Unidade de Conservação Federal que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, os seis patrimônios naturais. O Parque localiza-se no nordeste do estado do Rio de Janeiro, abrangendo os municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã. O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba foi criado em 29 de Julho de 1998, sendo o primeiro Parque Nacional em área de restinga.

O Parque
O Parque Nacional da restinga de Jurubatiba, com 14.860 hectares, sendo 44 Km. de costa, está inserido em planície arenosa costeira. A área em questão, embora seja regionalmente conhecida como restinga, é na realidade um conjunto de ecossistemas diferenciados pela elevada biodiversidade e grande fragilidade ecológica. A região abriga ainda 18 lagoas costeiras. A restinga de Jurubatiba é um trecho único do litoral brasileiro, o qual é biograficamente diferenciado das demais, através de processos ecológicos, de fauna e flora características.

Corpos D’água
Na restinga de Jurubatiba são encontrados os seguintes tipos:

Lagunas: Lagoas Paulista e Encantada
Lagoas Costeiras: Lagoas Cabiúnas ou Jurubatiba e Comprida
Diversos brejos salobros e de água doce
Existem 18 lagoas que embora se encontrem na mesma região, diferenciam-se quanto a origem geomorfológica, e quanto a qualidade química e física de suas águas, e isso se faz refletir sobre a biota. Recentemente foram identificadas várias espécies novas de crustáceos planctônicos, como os copépodes Diaptomus azurea e Diaptomus fluminensis.

Flora
As formações vegetais de Jurubatiba não são encontradas em outros trechos do litoral fluminense, possuindo elevado número de espécies endêmicas, que por sua restrita distribuição geográfica estão ameaçadas de extinção. Entre as espécies da flora da restinga de Jurubatiba, encontram-se muitas de valor econômico, além de um importante banco genético com enormes possibilidades para o homem.

Fauna
A fauna da região ainda está em estudo. Muitas espécies extintas em outras restingas do estado podem ser encontradas na restinga de Jurubatiba, sendo este trecho do litoral uma importante área de refúgio para muitas espécies, entre elas o Papagaio Chauá (Amazona rhodocorytha) e a Sabiá da Praia (Mimus gilvus). Da qualidade ecológica das lagoas costeiras dependem várias espécies de aves residentes ou migratórias, tais como: garças, maguaris, carões, socós, gaviões, etc. Além das aves são encontradas, na restinga, animas como a lontra, o jacaré-de-papo-amarelo e o cágado-do-brejo.

Pesquisas
Atualmente a restinga de Jurubatiba é caracterizada também, por concentrar o maior número de pesquisadores em atividade no litoral brasileiro. Ogrande número de atividades de ensino e pesquisa tornam a restinga de Jurubatiba um modelo de gerenciamento ecológico da costa brasileira.

Elaboração:
NURUC - Núcleo Regional de Unidades de Conservação
IBAMA
Petrobrás