Carreira & Mercado de Trabalho
Oportunidade para você ingressar na carreira offshore

Dez dicas para ser um craque em marketing pessoal

Dez dicas para ser um craque em marketing pessoal

1. Seja verdadeiro:

Construir uma imagem sólida depende do reconhecimento de seus valores e da busca por empresas que não agridam estes mesmos valores, sendo coerente entre o que você é e a imagem que transmite. De nada adianta esforçar-se para passar uma imagem no emprego se fora dele suas atitudes que te norteiam são completamente opostas. Mais cedo ou mais tarde, você cairá em contradição e toda a sua imagem será prejudicada.

2. Transmita confiança:

É importante que as pessoas sintam confiança em você. Por isso, cumpra tudo aquilo que se propuser a fazer. Não ter palavra é fatal para a credibilidade e a imagem. Saber trabalhar em equipe e influenciar os demais com atitudes construtivas e benéficas ao grupo e à empresa.

3. Aprenda:

Quando não souber algo, pesquise, busque ajuda ou aprimoramento na execução de suas tarefas, tornando-se um especialista. Isso evitará que fique obsoleto ou que os outros lhe enxerguem como um arrogante.

4. Colabore:

Seja ético e esteja disposto a ensinar quem precisa. Além de a empresa esperar sua contribuição, isso auxiliará a construir relacionamentos de confiança e respeito com os colegas de trabalho.

5. Faça um Plano:

Compreenda limitações e coloque objetivos para a carreira e crescimento na empresa. Lembre-se que suas metas pessoais só serão atingidas nessa organização se antes você atingir as metas da empresa. Portanto, nunca perca de vista o sucesso do negócio no qual você está inserido.

6. Redes Sociais:

Por mais eficaz que sejam como ferramentas de construção de um bom networking, quando mal utilizadas, as redes sociais podem ser fatais. Pergunte-se com freqüência: o que meu chefe (ou entrevistador) encontrará ao procurar meu nome na internet? Atualmente, não são raras as pessoas que perdem o emprego por postar afirmações ou filosofias totalmente contrárias à da empresa na qual trabalham. Isso vale também para fotos incompatíveis com a imagem profissional que você deseja construir (deixe as fotos da bebedeira guardadas só para você).

7. Conheça o Ambiente:

Observe e pesquise tudo e a todos. É fundamental entender o local de trabalho, a cultura da empresa, o que funciona ou não em seu mercado. Essa visão mais ampla ajudará a escolher como agir em diversas situações. Evite ainda comportamentos inadequados, como usar camisa de times de futebol ou falar ao celular enquanto exerce suas atividades se a sua empresa proíbe. Descumprir estas regras passa imagem negativa e ainda lhe deixa sem crédito com seu chefe.

8. Networking:

Construir uma rede de relacionamentos certamente ajudará a promover a carreira e a imagem no mercado de trabalho. Conversar, trocar conhecimentos e informações é muito importante. Mantenha boas relações com colegas de empresas que você já trabalhou e com pessoas da área. Você pode vir a trabalhar com elas quando menos esperar.

9. Alegre-se:

A vida profissional é um grande canal de realização pessoal. Por meio dela, aprendemos mais sobre nós mesmos, evoluímos e contribuímos com o mundo. Ter uma visão mais positiva ajudará você a ficar inteiro em tudo o que faz. Ao considerar o trabalho como um mal necessário, tudo tende a ficar mais pesado e cansativo.

10. Tenha bom Humor:

É fundamental dar o melhor de si e ir além do descrito no cargo. Por isso, não encare as metas como um fardo. Superá-las, com bom humor, otimismo e flexibilidade para compreender as situações, além de auxiliar os demais do grupo, é um grande passo para as atenções se voltarem para você.

Conheça Nossos Cursos