Dez dicas para ser um craque em marketing pessoal
1. Seja verdadeiro:
Construir uma imagem sólida depende do reconhecimento de seus valores e da busca por empresas que não agridam estes mesmos valores, sendo coerente entre o que você é e a imagem que transmite. De nada adianta esforçar-se para passar uma imagem no emprego se fora dele suas atitudes que te norteiam são completamente opostas. Mais cedo ou mais tarde, você cairá em contradição e toda a sua imagem será prejudicada.
2. Transmita confiança:
É importante que as pessoas sintam confiança em você. Por isso, cumpra tudo aquilo que se propuser a fazer. Não ter palavra é fatal para a credibilidade e a imagem. Saber trabalhar em equipe e influenciar os demais com atitudes construtivas e benéficas ao grupo e à empresa.
3. Aprenda:
Quando não souber algo, pesquise, busque ajuda ou aprimoramento na execução de suas tarefas, tornando-se um especialista. Isso evitará que fique obsoleto ou que os outros lhe enxerguem como um arrogante.
4. Colabore:
Seja ético e esteja disposto a ensinar quem precisa. Além de a empresa esperar sua contribuição, isso auxiliará a construir relacionamentos de confiança e respeito com os colegas de trabalho.
5. Faça um Plano:
Compreenda limitações e coloque objetivos para a carreira e crescimento na empresa. Lembre-se que suas metas pessoais só serão atingidas nessa organização se antes você atingir as metas da empresa. Portanto, nunca perca de vista o sucesso do negócio no qual você está inserido.
6. Redes Sociais:
Por mais eficaz que sejam como ferramentas de construção de um bom networking, quando mal utilizadas, as redes sociais podem ser fatais. Pergunte-se com freqüência: o que meu chefe (ou entrevistador) encontrará ao procurar meu nome na internet? Atualmente, não são raras as pessoas que perdem o emprego por postar afirmações ou filosofias totalmente contrárias à da empresa na qual trabalham. Isso vale também para fotos incompatíveis com a imagem profissional que você deseja construir (deixe as fotos da bebedeira guardadas só para você).
7. Conheça o Ambiente:
Observe e pesquise tudo e a todos. É fundamental entender o local de trabalho, a cultura da empresa, o que funciona ou não em seu mercado. Essa visão mais ampla ajudará a escolher como agir em diversas situações. Evite ainda comportamentos inadequados, como usar camisa de times de futebol ou falar ao celular enquanto exerce suas atividades se a sua empresa proíbe. Descumprir estas regras passa imagem negativa e ainda lhe deixa sem crédito com seu chefe.
8. Networking:
Construir uma rede de relacionamentos certamente ajudará a promover a carreira e a imagem no mercado de trabalho. Conversar, trocar conhecimentos e informações é muito importante. Mantenha boas relações com colegas de empresas que você já trabalhou e com pessoas da área. Você pode vir a trabalhar com elas quando menos esperar.
9. Alegre-se:
A vida profissional é um grande canal de realização pessoal. Por meio dela, aprendemos mais sobre nós mesmos, evoluímos e contribuímos com o mundo. Ter uma visão mais positiva ajudará você a ficar inteiro em tudo o que faz. Ao considerar o trabalho como um mal necessário, tudo tende a ficar mais pesado e cansativo.
10. Tenha bom Humor:
É fundamental dar o melhor de si e ir além do descrito no cargo. Por isso, não encare as metas como um fardo. Superá-las, com bom humor, otimismo e flexibilidade para compreender as situações, além de auxiliar os demais do grupo, é um grande passo para as atenções se voltarem para você.